sábado, 3 de agosto de 2013

O significado das cores - BRANCO

Hoje falaremos de uma das cores preferidas pelos românticos.... sinônimo de leveza, pureza e paz.... o BRANCO.
Essa cor tem a neutralidade para unir todas as outras cores e, de acordo com os chineses, representa a energia Yang, associada ao movimento, à ação e à masculinidade.
Em nosso vocabulário cromático, roupas, flores e ambientes brancos fazem conexão direta com pureza e refinamento.
Fusão perfeita de toda a gama do espectro solar, o branco está ligado à iluminação e à sabedoria. É o raio de luz mais poderoso da escala cromática e, isoladamente, simboliza a elevação espiritual. Não por acaso, é a cor das vestes dos supremos sacerdotes de grande parte das religiões. As túnicas que Cristo usava em suas pregações eram brancas, a mesma cor adotada por Gandhi e usada nas bandeiras de todos aqueles que anseiam pela paz.
O branco é a expressão da luz, a mãe de todas as formas. Por guardar em si a somatória de todas as cores, está sempre pronto a receber as emoções de qualquer matiz. Seus significados podem variar de acordo com a luminosidade que assume. Nos países de sol intenso, ele representa uma conexão direta com a força positiva. Nos lugares onde o frio é uma constante, faz lembrar o gelo, a neve e o inverno.
A mas leves das cores também funciona como um coringa, usado para dissolver outras tonalidades ou mesmo para realcá-las em composições de várias intensidades.
Outra característica do branco é que ele está associado a momentos marcantes, chamados de passagem: para os ocidentais, por exemplo, o nascimento e os casamentos, e para os orientais, a morte.
Nos ambientes, o branco cria silhuetas, dá a sensação de amplidão e proporciona a expansão do pensamento. Por isso também é associado à liberdade e às novas possibilidades. No entando, quando a mente está agitada, muita brancura estimula sensações de distanciamento e pode incomodar.
Purificação e suavidade são qualidades presentes também nas comidas brancas. Na cadeia energética chinesa, o branco é uma das cores de alimentos fundamentais para a saúde. Cebola, alho e arroz purificam o organismo, retardando o envelhecimento. Na culinária japonesa, pratos de peixe cru vem acompanhados de nabo ralado, que os livra de qualquer toxina.
Que tal então mergulhar na imensidão da paz e do branco????

Fonte: Revista Bons Fluídos Edição Especial
Fotos: Atelier Mônica de Godoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário