quinta-feira, 18 de julho de 2013

O significado das cores - LARANJA

Dando continuidade à série "O significado das cores", vamos hoje à minha favorita: LARANJA!!!!!!
Não é por acaso que minha casa é laranja, meu atelier é laranja, os aventais do meu atelier são laranja...... Isso é que é gostar de uma cor!!!!!
E depois que você aprende os poderes dessa cor, aí mesmo é que você vira fã!!!!
O laranja combate o cansaço, melhora a respiração e aumenta o otimismo!!
Quente e intensa, é a segunda cor do espectro solar e está associada à felicidade de viver! Força e vitalidade se relacionam a essa cor, que ainda passa a mensagem de segurança e tem a função de irradiar energia.
Evoca determinação e deixa no ar a sensação de exotismo! A cor laranja é pura vibração!!
Tangerina, damasco, nêspera.... Essas frutas, tão gostosas por natureza, se tornam radiantes e luminosas aos nossos olhos e paladar justamente por causa da cor que ostentam.
Os tons de laranja - mistura de vermelho e amarelo - só fazem bem. Provocam sensação de bem estar, acendem a disposição e estimulam a comunicação e a sociabilidade, especialmente em pessoas mais introvertidas.
Entretanto, nem sempre a cor laranja teve esse significado. Na Idade Média, acreditava-se que simbolizasse crueldade, orgulho e ambição. Antes ainda, o próprio Buda cortou os cabelos e trocou as suntuosas vestimentas reais pela roupa alaranjada de mendigo. É por essa razão que os monges budistas usam até hoje túnicas nesse tom, simbolizando a renúncia.
Segundo a tradição hindu, essa cor está ligada ao segundo chacra. Localizado entre o púbis e o umbigo, esse centro energético, chamado sacro, rege os órgãos reprodutivos e também a libido. Segundo os hindus, nos trajes o laranja favorece a performance sexual! Como um convite para desfrutar do sexo de maneira alegre e prazerosa, os tons alaranjados funcionam como antídotos contra repressões ou inibições sexuais.
Ao segundo chacra também estão ligados todos os processos criativos - desde a inspiração artística até uma das formas mais sublimes da criação, que é a gestação de um bebê no ventre da mulher! Também faz parte do laranja a ideia de que ajuda a soltar as amarras que impedem a livre expressão (vejam - acho que estou descobrindo o porquê de amar tanto essa cor!!!!!)
E para ilustrar essa cor tão linda e maravilhosa, muitas fotos e imagens!!! Começando, sem dúvida, pela minha casa, meu atelier e meus aventais!!!!!! kkkkk!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário